Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa

Olá!

01/01/2009

Feliz Ano Novo e felizes estudos para todos nós.

Fazendo jus ao título deste blog, ainda que hoje seja feriado, plantão é plantão e todo dia é dia de estudar.

Como sabemos, está aí a Reforma Ortográfica, cujo Acordo foi aprovado em 1990 e assinado em setembro de 2008 pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Embora haja um período de quatro anos de transição para aplicação do acordo – até dezembro de 2012 – alguns veículos de comunicação  – impressa e virtual – já estão adotando as novas regras a partir de hoje.

Ninguém perguntou minha opinião a respeito, mas, aproveitando o fato de que isto aqui é um blog, direi que esta Reforma me causa imenso desgosto, raiva e indignação! Tenho vários argumentos para tanto, porém, não gastemos nosso tempo com isto. Fazer o quê? A Reforma já foi aprovada e não seria a humilde opinião dos contrariados que provocaria reconsideração por parte dos poderosos da Língua.

Só nos resta o conformismo e a rápida adaptação às novidades.

Aproveitando minha outra indignação – provocada por terceiros – sentida na manhã de hoje e que como lado positivo teve o fato de me lembrar de que TENHO DE (as expressões “tenho que” e “tenho de” atualmente têm igual aceitação pelos gramáticos, porém, tradicionalmente, usa-se “tenho de” quando se quer expressar obrigação) estudar TODOS os dias, comunico que voltarei às aulas da  minha Oficina de Português Avançado preferida já no dia 05 de janeiro. U-huuuuuuuuuuu!!! Desta forma, pretendo acompanhar as novidades dos concursos em relação à Reforma e como este assunto possivelmente será tratado pelas Bancas. De quebra, ainda darei boas risadas com o Professor e sairei das aulas com as energias renovadas para enfrentar o dia-a-dia de uma concurseira de plantão.

Nos próximos meses tentarei me adaptar o mais rápido possível, mesmo que me contorcendo e, assim como os possíveis leitores, farei-me acompanhar de guias como este aqui, cujo autor é o Douglas Tufano, guia este facilmente encontrado na busca do Google e disponibilizado pelo site da Livraria Melhoramentos.

Por enquanto, este blog continuará a ser escrito de acordo com as antigas normas, até que sua autora esteja segura e bem adaptada ao – argh – Acordo. As futuras aulas serão determinantes neste aspecto…

Por motivos óbvios, por hora, não trataremos aqui de questões de concursos que versem sobre Ortografia. Porém, nada nos impede de abordar questões sobre os demais temas da nossa belíssima Língua Portuguesa.

Como este post já se alongou demais, a tal questão será tratada no post seguinte e falará de concordância verbal.

Deixe uma resposta

