Concordância Verbal – Prova de Técnico Judiciário/TRE-SP/2006

Questão 6. A concordância está inteiramente correta na frase:

(A) Ser feliz ou, pelo menos, parecer feliz, tornaram-se uma obrigação da vida moderna, tais como se observa nos comerciais divulgados na mídia;

(B) Pessoas que, a exemplo dos comerciais exibidos na televisão, busca ser feliz o tempo todo sofre mais e se distancia das pequenas alegrias da vida;

(C) Torna-se impossível quaisquer tentativas de só sentirmos alegria, pois se sentimentos de tristeza aparece sempre como o outro lado da mesma moeda;

(D) Em vários estudos, aponta-se efeitos benéficos em sentimentos negativos, como o de tristeza, para a sobrevivência da espécie humana;

(E) Sentimentos de tristeza, assim como os que nos trazem alegria, fazem parte do cotidiano, pois são respostas naturais a determinadas situações vividas.

COMENTÁRIOS:

(A) A concordância está incorreta. O sujeito do verbo “tornar-se” é a oração “Ser feliz”, retificada por outra oração: “parecer feliz”. Assim, trata-se de sujeito oracional e por conseguinte, o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular.

Outro erro que encontramos nesta construção é a incorreta flexão do vocábulo “tais”.

O texto estaria correto, se assim tivesse sido proposto: “Ser feliz ou, pelo menos, parecer feliz, tornou-se uma obrigação da vida moderna, tal como se observa nos comerciais divulgados na mídia.”

(B) A concordância está incorreta. O sujeito do verbo “buscar” é o mesmo de “sofre” e “distancia”, ou seja, “pessoas”, o que obriga a todos a regência em 3ª pessoa do plural.

“Feliz”, predicativo do sujeito “Pessoas”, também deverá concordar com este substantivo.

O texto estaria correto, se assim estivesse grafado: “Pessoas que, a exemplo dos comerciais exibidos na televisão, buscam ser felizes o tempo todo sofrem mais e se distanciam das pequenas alegrias da vida.”

(C) Concordância incorreta. O sujeito de “torna-se” não é “impossível” e sim, o sintagma “quaisquer tentativas”, o que obriga a flexão verbal em 3ª pessoa do plural para o verbo “tornar-se”. Conseqüentemente, o adjetivo “impossível”, que também é predicativo do sujeito, deverá estar no plural.

O verbo “aparecer” deverá concordar com o seu sujeito (“sentimentos de tristeza”), e assim, empregado em 3ª pessoa do plural.

A frase estaria correta, se assim tivesse sido proposta: “Tornam-se impossíveis quaisquer tentativas de só sentirmos alegria, pois sentimentos de tristeza aparecem sempre como o outro lado da mesma moeda.”

(D) Concordância incorreta. O verbo “apontar” inicia oração de voz passiva pronominal e seu sujeito é “efeitos benéficos em sentimentos negativos”, o que nos faz concluir que deverá ser flexionado na 3ª pessoa do plural.

O texto estará correto sob a seguinte forma: “Em vários estudos, apontam-se efeitos benéficos em sentimentos negativos, como o de tristeza, para a sobrevivência da espécie humana.”

(E) Concordância CORRETA. “Sentimentos de tristeza” é sujeito do verbo “fazer”  e do verbo “ser”, o que justifica o emprego de ambos na 3ª pessoa do plural. Igualmente correta está a flexão do verbo “trazer”, cujo sujeito é o pronome relativo “que”, o qual representa semanticamente o pronome demonstrativo antecedente “os”.

Esta foi fácil, não? Enjoy!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: